Livros da Autora






ANTES DO 174


Sinopse:

Há dez anos, em plena luz do dia, em um dos pontos mais nobres da Zona Sul Carioca - Jardim Botânico - ocorreu o sequestro do ônibus 174. O fato, na época, foi amplamente divulgado para todo o país e, também, internacionalmente, devido ao choque que causou em toda a sociedade.

Depois de uma década do episódio, a jovem  então adolescente  Janda Montenegro, lança um livro que coloca o leitor no lugar do Sandro Barbosa do Nascimento, o responsável pelo sequestro de 11 pessoas que vitimou Geisa Firmo Gonçalves. Naquele dia, a autora havia acabado de se mudar pela primeira vez com sua família. Enquanto desembalava seus pertencentes, acompanhou pela TV as cenas dramáticas dentro do ônibus da linha 174.

Desigualdade social, intenção de matar, falha policial, precipitação, linchamento por parte da sociedade, morte de culpados e inocentes, julgamento policial, violência urbana, foram temas discutidos por especialistas e leigos por dias seguidos. O que mudou de lá para cá? O que foi feito em termos de políticas sociais? De segurança pública? O que os jovens e adultos que vivenciaram direta ou indiretamente aquele momento pensam a respeito hoje em dia?

A autora de 25 anos, formada em Letras-Literatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, narra o que poderia ter passado pela cabeça de Sandro Barbosa antes de iniciar o sequestro. O que um marginal pensa antes de cometer um ato de violência? Existe acerto de contas com a sociedade para quem se sente excluído?


Essas são algumas das provocações que Janda faz ao construir este texto vertiginoso, antes de desembocar naquela fatídica tarde. Com uma narrativa livre e puramente ficcional, a autora quer chamar a atenção para os 10 anos daquela segunda-feira, 12 de junho de 2000. O tempo passou. Já são 3.650 dias desde o sequestro do 174 e hoje não se sabe onde foi parar toda a indignação daquela época.


O INCRIVEL MUNDO DO SENHOR DA CHUVA



Sinopse:

" E se todas as ações dos homens no mundo real estivessem afetando o mundo da imaginação?"

 E se um garoto com potencial em acreditar no fantástico fosse chamado para ajudar esse lugar? E se, uma vez lá, esse garoto conhecesse um verdadeiro mundo de possibilidades? Nesse primeiro volume da trilogia, Luiz Henrique tem apenas sete anos e é chamado para visitar o Incrível Mundo pelo próprio Senhor da Chuva, que perdeu sua máscara e precisa da ajuda de um jovem humano para recuperá-la.


O primeiro encontro acontece na Bienal do Livro de SP e a partir daí o garoto descobre as maravilhas e as tristezas do mundo das possibilidades, pois entende que tudo que o homem faz aqui influencia no habitat das criaturas fantásticas.





ADEUS POR ENQUANTO


Sinopse:

Em seu aniversário de 18 anos, tudo que Sofia queria ganhar de presente era uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos  e é isso mesmo que seus pais lhe dão! Assim, Sofia vai para o ensolarado estado da Flórida, onde logo consegue um emprego de recepcionista no T.G.I. Fridays.

            Deslumbrada, apaixonada, inocente e disposta a tudo, ela encara esta viagem como um verdadeiro tempo de aprendizagem, dizendo a si mesma que iria não apenas aperfeiçoar seu inglês, mas sim conhecer a cultura americana como um todo  mesmo que isso signifique experimentar todas as comidas, bebidas e, claro, todos os rapazes.

            Baseado em fatos reais, Adeus por enquanto é um romance que conta a trajetória de uma jovem brasileira em terras estrangeiras nos dias atuais, encarando as dificuldades das diferenças sociais, a saudade de casa e o peso do mundo adulto e, em meio a tudo isso, descobrindo que o verdadeiro amor vem quando a gente menos espera.